top of page

Carros que veiculavam mensagens contra vacinação de crianças são apreendidos no RS

Motoristas foram encaminhados à delegacia, autuados por infração de medida sanitária preventiva e liberados. Carros serão recolhidos.

Dois carros que circulavam nas ruas de Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, propagando mensagens falsas que colocam em dúvida a vacinação de crianças foram apreendidos nesta quarta-feira (26) pela prefeitura da cidade.


Os motoristas foram conduzidos pela Guarda Municipal até a Delegacia de Polícia, onde foram responsabilizados por infração de medida sanitária preventiva, com base no artigo 268 do Código Penal, e depois, liberados. A prefeitura deve apresentar notícia-crime ao Ministério Público.


Segundo o Executivo, moradores denunciaram o caso à prefeitura. Os dois veículos, uma Fiorino e um Uno, foram apreendidos respectivamente nos bairros Rio Branco e Guarani.


"Aproveito para fazer chamamento a todos para que se vacinem. Não se justifica mensagens antivacina e contra a ciência. Isso é uma atitude contra o Brasil”, enfatiza o prefeito em exercício, Márcio Lüders.


O secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, lembra que está provado que a vacinação é a responsável pela queda no número de óbitos e internações pela doença no estado.

"Contra a ciência não há argumentos. A verdade é que, na medida que a vacinação vai avançando, observa-se queda no número de mortes e internações", destaca.

O secretário lamenta que mensagens antivacina circulem pela região. "As vacinas já se mostraram seguras. Quem ama protege e vacina", sustenta.


O Rio Grande do Sul iniciou a vacinação de crianças no dia 19 de janeiro. Até a terça-feira (25), 22 mil meninos e meninas já tinham iniciado a imunização.


Com a liberação da Anvisa e a distribuição de 400 mil doses da CoronaVac no estado, municípios já iniciaram o uso do imunizante na vacinação infantil. A vacina do Instituto Butantan é destinada a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos e foi vetada para imunossuprimidos.


Fonte: g1

 

Comments


bottom of page