Nesta segunda-feira, 200 colégios estaduais paranaenses, em 68 municípios, retornaram às aulas presenciais, adotando o modelo híbrido de ensino, com parte dos alunos em sala de aula e parte em ensino remoto, assistindo às aulas ao vivo. Os espaços estão equipados com computadores e internet, possibilitando que os professores interajam com ambos os grupos de estudantes ao mesmo tempo.
O retorno acontece em 15 dos 32 Núcleos Regionais de Educação, a maioria na região Oeste do Estado, sendo 55 colégios no Núcleo de Toledo, 27 no de Foz do Iguaçu, 22 no de Cascavel e 19 no Núcleo de Umuarama. Os demais colégios estaduais permanecem no ensino remoto e devem retornar às atividades presenciais gradualmente, ao longo das próximas semanas. De acordo com o secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder, são várias ferramentas disponibilizadas para os alunos, e todas elas continuarão a serviço desses estudantes.
O retorno acontece paralelamente à vacinação dos profissionais da Educação, que ocorre neste mês, simultaneamente à das pessoas com comorbidades. As instituições de ensino seguirão um protocolo de segurança, garantindo distanciamento de um metro e meio entre os estudantes, disponibilizando álcool em gel, reforçando a obrigatoriedade do uso de máscara e aferindo a temperatura de alunos e funcionários na entrada do colégio. O Governo do Paraná investiu cerca de 60 milhões de reais em infraestrutura escolar no primeiro trimestre de 2021.
Ao todo 124 obras foram iniciadas, contratadas ou concluídas. Os recursos, segundo o secretário Renato Feder, também envolvem ampliações, reparos e construção de cinco novas unidades. Também está em andamento um aporte de 12 milhões em novos equipamentos para cozinhas e refeitórios.
Na página Aulas Seguras 2021, a comunidade escolar encontra importantes orientações sobre o funcionamento das escolas para o ano letivo de 2021, com perguntas e respostas frequentes, uma cartilha com os principais procedimentos de biossegurança, cartazes com dicas para os estudantes e também o termo de compromisso para os pais e responsáveis que desejam o retorno presencial de seus filhos.
Informações: AEN/PR/ Marcelo Galliano Imagem: ilustrativa
Comments