A Câmara Municipal de Vereadores de Santa Izabel do Oeste, iniciou às 13h30, de sexta-feira (24/11) e se estendeu até às 23:31 min, a Sessão Especial de Julgamento do Vereador João Antônio Scheneider, acusado de quebra de decoro parlamentar e Infração de modo incompatível com a dignidade da Câmara.
O processo todo contou com 666 páginas. O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, João Vitor Bueno Storchi, determinou a suspensão da Sessão Especial de julgamento, dando sequência neste sábado (25/11), com início às 08h00 da manhã no plenário da Câmara. Às 11h58 min, foi lido pelo Relator Adilson Gamla, a resolução de suspensão e cassação do vereador João Antônio Scheneider (PDT).
O vereador João Antônio Scheneider, teria o tempo de duas horas para a defesa final, antes da votação final, mas não compareceu.
O resultado final marcou, a primeira votação por infração de modo incompatível com a dignidade da Câmara, recebendo os seguintes votos:
VOTOS: SIM
ERICA DO NASCIMENTO
LORECI VERONKA
IVO PANO
CLAUDECIR BAIFUS
EDUARDO MARTINS
JOÃO VITOR BUENO STORCHI
VOTO: NÃO
ADILSON GAMLA
FALTA JUSTIFICADA:
DEISER PAVANELO
Na sequência ocorreu a votação de quebra de decoro parlamentar, com os seguintes votos:
VOTOS FAVORÁVEIS A CASSAÇÃO;
ERICA DO NASCIMENTO
LORECI VERONKA
IVO PANO
CLAUDECIR BAIFUS
EDUARDO MARTINS
JOÃO VITOR BUENO STORCHI
VOTO: NÃO
ADILSON GAMLA
FALTA JUSTIFICADA:
DEISER PAVANELO
Com 6 votos favoráveis a perda do mandato, João Antônio Scheneider do partido (PDT), se tornando o primeiro político a perder o mandato por quebra de decoro parlamentar e por infração de modo incompatível com a dignidade da Câmara, na história de Santa Izabel do Oeste.
O ANDAMENTO DO PROCESSO:
Foi recebida por Esta Presidencia, na data de 26 de abril de 2023, Denúncia contendo 03 páginas e anexos de 55 páginas, 03 áudios e 02 vídeos, assinados por 09 cidadãos izabelenses, requerendo investigação dos atos e aplicação da pena cabível por ato atentatório ao decorro parlamentar perpetrados pelo Vereador João Antônio Schneider.
Na Sessão ordinária do dia 08 de maio de 2023 foi consultada a Câmara Municipal a qual recebeu a denúncia e sorteou no mesmo ato os membros da Comissão Processante, tendo a Vereadora Erica do Nascimento ocupado o cardo de Presidente, o Vereador Claudecir Baifus ocupado o cargo de Vice-Presidente e o Vereador Adilson Gamla ocupado o cargo de Relator.
No dia 09 de maio de 2023 a Comissão Processante iniciou os trabalhos, requerendo na mesma data, a Esta Presidência a contratação de assessoria jurídica qualificada para prestar o assessoramento e acompanhamento dos atos da Comissão.
Toda a sessão foi transmitida ao vivo pela página do Facebook da Câmara Municipal.
Fonte e foto: RDA 95.9 FM
Comentarios