top of page

Queijo produzido em Realeza e em outros 8 municípios do sudoeste são premiados no Paraná


Buscando valorizar a produção local e fortalecer o setor lácteo, um comitê de entidades e órgãos públicos paranaenses promoveu o primeiro concurso para reconhecer os melhores queijos do Estado. Os premiados foram reconhecidos na semana passada, em Curitiba, e entre os 98 produtos eleitos nove são da região Sudoeste.

Queijarias de pequeno porte e grandes laticínios figuram entre os melhores produtores da região. A lista tem desde indústrias maiores, como Latco e Alto Alegre, como produtores artesanais de diferentes municípios. “O objetivo deste prêmio é reconhecer os produtores rurais, que fazem um trabalho de excelência. Os queijos produzidos no Paraná têm padrão internacional. Estamos entre os melhores produtores do País. Precisávamos dar visibilidade a essa excelência. Foi isso que fizemos com esse prêmio”, definiu o presidente do Sistema Faep/Senar-PR, Ágide Meneguette, durante a cerimônia de premiação.

QUASE 300 INSCRITOS

Foram 297 queijos inscritos no concurso, divididos em categorias quanto à temperatura de produção da massa, tipo do queijo e origem do leite (vaca, cabra e búfala). Os jurados analisaram critérios como a firmeza, intensidade do sabor, foundante, sabores dominantes, tempo de sensação na boca, originalidade e outros aspectos. Conforme a pontuação, os queijos eram enquadrados como Bronze, Prata ou Ouro.

Comments


bottom of page