
ALERTA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE/VISA REALEZA - 01/2022 -
13 de janeiro de 2022
A SMS de Realeza, juntamente com o Setor de Vigilância em Saúde, alerta que foi diagnosticado o primeiro caso de Influenza H3N2 no Município, além do aumento significativo de casos de COVID e preocupante número de pessoas com quadro de sintomas respiratórios atendidos tanto em serviços de saúde públicos quanto privados.
No momento é impossível distinguir clinicamente os casos de Influenza/Gripe e COVID-19, visto que já foi confirmada a transmissão comunitária da Influenza A (H3N2) no Estado do Paraná, juntamente com a pandemia de COVID-19.
Desta forma, torna-se necessário o reforço de orientações para contenção do avanço das duas doenças. Pedimos a população que mantenha medidas de prevenção da COVID-19 e que também são efetivas para contenção da Influenza A (H3N2):
USO DE MÁSCARA EM LOCAIS PÚBLICOS (LOJAS, MERCADOS, NA RUA, ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE, BANCOS, LOTÉRICA E DEMAIS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS);
ETIQUETA RESPIRATÓRIA (COBRIR A BOCA AO TOSSIR OU ESPIRRAR, EVITAR CONTATOS PRÓXIMOS COM PESSOAS QUE NÃO SEJAM DO MESMO NÚCLEO FAMILIAR);
HIGIENE DAS MÃOS;
MANTER-SE EM AMBIENTES AREJADOS (PORTAS E JANELAS ABERTAS OU LOCAIS AO AR LIVRE)
VACINAÇÃO;
EVITAR AGLOMERAÇÕES.
PESSOAS COM SINTOMAS RESPIRATÓRIOS DEVEM BUSCAR ATENDIMENTO NAS UNIDADES DE SAÚDE.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Realeza
Comments