
Circulam nas redes sociais alguns vídeos que mostras uma criatura que lembra a figura lendária de um lobisomem toda ensanguentada. Legendas e áudios diversos que acompanham as imagens citam cidades pelo Brasil – Realeza, e região de Capanema no Paraná são algumas – e afirmam que o bicho foi morto na localidade. Nossa equipe recebeu o vídeo em nosso WhatsApp e foi averiguar a história que é FAKENEWS!
O vídeo não mostra um lobisomem – figura do folclore popular – que acabou de ser morto no Brasil. Na verdade, a imagem mostra uma escultura (ou um molde de monstro) feita pelo artista norte-americano Joseph-Rob Cobasky, que se apresenta nas redes sociais como entusiasta dessa modalidade.
No perfil dele no Instagram há várias imagens parecidas. Sob o vídeo original, que foi copiado e que tem viralizado, há milhares de comentários. Em um deles, em reposta a um seguidor que afirma que o vídeo tem causado muito barulho no Brasil, ele afirma que tem ouvido falar a respeito. “Alguém roubou o vídeo e fez uma alegação falsa”, diz.
O norte-americano tem diversas imagens e vídeos do processo de produção da escultura.
Os falsos relatos sobre a criatura são cheios de detalhes e encenações. “Olha aí, parece que pegaram esse bicho aí em Santana do Mato, viu? Mataram a pau. A polícia e os moradores foram lá e estão tudo assombrados. O povo de Santana do Mato não está nem saindo para fora mais”, diz um homem, em um áudio.Ofegante, outro homem relata: “Lá na Serra da Onça, nós vimos um barulho. Quando foi, foi em cima. Aí, corremos, atiramos e ainda acertamos uns tiros”.
Um terceiro diz: “Os cachorros ainda pegaram ele. Voaram em cima dele. Mas se eu não tivesse armado, ele tinha me matado. Ó o tamanho das unhas do bicho. Olha aqui o desmantelo. Matei agora de noite aqui em Acari.”
Histórias criativas, porém totalmente fantasiosas. Nenhum lobisomem deu as caras, vivo ou morto, no Brasil, apesar de muita gente ter acreditado.
Ocentronews – foto Reprodução: Instagram (https://www.instagram.com/robcobasky/)
Publicação Original:
Fonte: Beltrão Agora
Comments