Após um início de inverno característico, com duas ondas de frio em sequência, o tempo volta a mudar no Brasil. Nos próximos dias, uma nova massa de ar quente se estabelecerá na faixa central, favorecendo o retorno das temperaturas elevadas. Este aquecimento é resultado da formação de um bloqueio atmosférico potente na faixa central do Brasil.
O fenômeno não só eleva a temperatura, mas também impede a progressão de frentes frias, contribuindo para um período mais seco e quente, um padrão bastante peculiar nesta época do ano No período que compreende entre os dias 18 e 25 de julho, a projeção é de que haja um aumento considerável nas temperaturas.
Em algumas regiões, esse aumento vai variar entre 3ºC a 5ºC acima do típico para esta época do ano. Já nas áreas do oeste de estados como Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul poderão experienciar elevações de até 7ºC acima da média. Áreas em laranja no mapa climático: aumento de 3ºC a 5ºC. Áreas em vermelho no mapa climático: elevação acima de 5ºC, chegando a 7ºC. Esse período de temperaturas elevadas é mais sentido principalmente à tarde, por isso o termo “veranico”.
No entanto, é importante frisar que, embora as tardes sejam quentes, as noites e madrugadas continuam geladas devido à menor incidência de radiação solar e ao período mais curto de horas de sol.
Commentaires